(31) 3555-1194 - Fale em nosso Gabinete

ENSINANDO AO CÃO A DAR A PATA

Alguns comandos são básicos (os comandos curtos) para ensinar ao seu cão, como sentar e ficar. Porém, existem outros comandos que possuem uma função mais “visual” do que propriamente útil.

São os truques que você ensina ao seu cão para fortalecer a relação entre vocês, o mais comum de todos é o famoso “dá a pata”.

Esse é um truque que demanda um pouco mais de tempo e paciência para o cão aprender, mas vale a pena o esforço. O ato de dar a pata desperta nas pessoas uma sensação de segurança em relação ao cão, principalmente os maiores. Mas o efeito mais importante desse truque é desenvolver a confiança entre o cão e seu dono e reforçar a liderança, com diversão e alegria.

Como ensinar o cachorro a dar a pata

Não existe idade correta para ensinar esse truque ao cão, mas você terá melhores resultados se for praticado quando ele ainda for filhote. Como o cão usa muito as patas dianteiras para se comunicar ou pedir algo, o processo pode acabar sendo mais fácil do que se imagina, mas não tome isso como regra. Em geral, o exercício terá que ser praticado diariamente, por pelo menos uma semana até o cão começar a executar o truque com naturalidade.

Comece fazendo seu cão sentar, sempre prestando muita atenção em você. Pegue um petisco com a mão fechada, para que ele apenas sinta o cheiro e não veja o que há nela. Leve sua mão (com a palma virada para baixo) até próximo ao focinho do cão, porém um pouco para o lado. Desse modo, o cão colocará seu peso mais em uma pata do que na outra. Instigue-o a querer descobrir o que há em sua mão. Logo ele irá tentar “pegar” o petisco com a pata. Quando a pata encostar em sua mão, elogie-o, vire a palma para cima, abra a mão e deixe-o pegar o petisco.

Quando ele estiver fazendo esse movimento com mais freqüência e naturalidade, comece a introduzir o comando “dá a pata”. Dê o comando no exato momento em que o cachorro encostar a pata em sua mão. Não se esqueça de sempre incentivá-lo com elogios e carinhos. Comece a alternar a pata que ele deve dar a você. Faça isso repetindo o procedimento com a outra mão, na direção da outra pata. Isso não será difícil para o cão compreender o que deve fazer.

Geralmente o cão fica empolgado quando percebe que está realizando corretamente a tarefa. Cães gostam de aprender e mostrar ao dono que aprenderam. Porém, isso pode fazer com que ele fique ansioso e comece a lhe dar a pata assim que sentar, sem que você dê o comando. Nesse caso, diga firmemente “não” (mas sem agressividade). Assim que ele ficar sentado, prestando atenção, mas sem dar a pata, dê o comando. Recompense-o novamente com carinhos e elogios. Conforme o cachorro vá obedecendo com mais facilidade, vá reduzindo gradativamente a quantidade de petiscos.

A hora certa de praticar

Pratique esse treino por, pelo menos, 10 minutos diários, mas nunca insista caso seu cão demonstre desinteresse ou irritação. O melhor momento para praticar qualquer truque novo é sempre antes de o cão fazer sua refeição, já que ele estará mais alerta, atento e disposto a obedecer, sabendo que logo depois terá um belo almoço ou janta pela frente. Por fim, sempre termine o treino em um momento positivo, nunca depois de o cão se recusar a realizar a tarefa. Encerrar em um momento alegre estimulará o cão a realizar corretamente o truque na próxima vez que praticarem.

Fonte: adestracaodecaes.com.br

NOSSO ENDEREÇO


Av. dos Andradas, 3.100
Santa Efigênia -BH/MG
Sala: B-301 -CEP: 30260-900
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel:(31) 3555-1194