(31) 3555-1194 - Fale em nosso Gabinete

Medicamentos Humanos Servem Para Cães?

Esse é um questionamento que rodeia a cabeça de muitos tutores, as vezes o cãozinho tem uma dorzinha ou febre e o tutor acaba achando que aquele comprimidinho que sempre resolve o problema dele também vai resolver o problema do cão.

Bom, não é bem assim. Entenda porque essa prática não é recomendada, e como você deve agir em relação aos seus medicamentos e porque deve evitar que seu cão venha a ingeri-los.

Pode dar medicamentos humanos para cães?

Não, simples assim, não pode. Até em humanos as reações aos mesmos medicamentos podem ser bem diferentes, fazendo bem a uns e a outros não, os cães por sua vez tem um organismo que funciona de forma muito diferente do que o dos humanos e os medicamentos humanos obviamente não foram feitos para o organismo canino.

Quais medicamentos humanos nunca devem ser ingeridos por cães?

Nenhum deles, mas especialmente anti-inflamatórios, antidepressivos, calmantes e paracetamol são os que mais podem causar problemas, isso por que paracetamol pode causar complicações no fígado, enquanto anti-inflamatórios podem causar vômitos, úlceras, diarreias e até falência renal.

Os antidepressivos e calmantes por sua vez são corriqueiramente usados por muitos tutores ao notar os cães tristes ou calmantes no caso de animais muito agitados, esses medicamentos mexem com o sistema nervoso do animal e ão devem ser usados. Se você quer tratar algum desses problemas procure o veterinário.

O cão pode falecer ao ingerir medicamentos humanos?

Sim, os medicamentos humanos são compostos químicos e naturais feitos a partir de pesquisas para humanos, até mesmo humanos tomando medicamentos de forma irregular podem falecer. Cães pequenos correm mais riscos.

Isso porque cão grandes são mais fortes e resistentes a intoxicações e podem resistir até o efeitos do medicamento ingerido passar, dependendo da dose. Filhotes podem falecer com muito mais facilidade por serem pequenos e mais frágeis.

Esconda bem os seus medicamentos

Se seu cão encontrar algum medicamento pela casa ele certamente vai ficar curioso a respeito e ingerir o remédio, mesmo que tenha gosto ruim. Então fique atento, esconda bem seus medicamentos.

É recomendado ter uma caixa para colocar todos os seus medicamentos, com uma tampa que feche bem e deixar essa caixa em um lugar bem alto onde seu cão não alcance. Se possível até trancada dentro de um armário. Cães são como crianças e precisam ser cuidados, pois eles não fazem ideia de que algumas situações, como ingerir medicamentos, podem fazer muito mal a eles.

E se o cão ficar doente?

No caso do seu cãozinho ficar doente, entenda que existem medicamentos feitos para cães, leve seu cão ao veterinário. Um profissional capacitado vai poder descobrir o que seu cão tem e cuidar dele, além de ser o único que pode indicar o uso de medicamentos no seu cão.

Fonte: WebCachorros

NOSSO ENDEREÇO


Av. dos Andradas, 3.100
Santa Efigênia -BH/MG
Sala: B-301 -CEP: 30260-900
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel:(31) 3555-1194