(31) 3555-1194 - Fale em nosso Gabinete

Por que os cães precisam de líderes?

Ser o líder do seu cão nem sempre parece uma tarefa fácil, e muitos donos além de não saberem como fazer isso, não se importam muito em mostrar ao cãozinho que o tutor é seu líder, fazendo com que o cão tenha um comportamento mais aceitável.

Nesse artigo vamos explicar como lidar com o seu cão da forma mais “simples” possível, conseguir educar seu cão é muito mais do que ensinar uns truques e exige paciência.

Porque os cães precisam de líderes?

Já imaginou o quão estressante deve ser precisar liderar uma matilha? O cachorro iria precisar proteger cada membro, dar ordens, defender o território, a casa, evitar que outros cães ou pessoas façam mal a sua matilha.

O cachorro precisa de um líder para ficar tranquilo, se ele sente que o dono dele não tem condições de liderar a família, então o cão se sente na obrigação de tomar a liderança dessa família e cuidar de tudo.

Por isso todo cão precisa que seu tutor seja seu líder, mas além de ser o tutor do cão, crie uma rotina para ele, faça ele gastar sua energia e brincar com seus instintos, caçando brinquedos, correndo atrás de bolas, fazendo passeios diários. Isso vai ajudar o cão a relaxar e se preocupar menos com a liderança da matilha.

Cachorro não é gente

Pare de agir como se seu cachorro fosse uma pessoinha, por mais amoroso que ele seja com você, e por mais que você o ame e o veja como um filho, o cachorro não é gente, ele entende que a família é uma matilha e ele faz parte dessa matilha. Você precisa ser o líder da matilha, o líder do cão.

Pare com atitudes que desestimulem o cão a agir como cão, isso causa uma confusão no cachorro, além de não ser saudável para o equilíbrio mental também pode fazer mal a saúde física do cachorro.

Que atitudes seriam essas? Roupinhas sem necessidade, acessórios q causem incomodo, sapatinhos sem necessidade, muitos produtos de beleza para os pelos, existem donos que colocam seus cães até mesmo em carrinhos de bebê. Colocar o cachorro no colo o tempo todo, não deixar que ele brinque com outros cães.

Hierarquia da família

Pode parecer algo negativo, mas não é, o cachorro precisa entender qual a hierarquia da família. O tutor vem acima, quem vem depois? Até mesmo as crianças devem estar nessa hierarquia, e devem estar acima do cão.

O cachorro deve ser o último na hierarquia, assim ele vai respeitar os comandos de todos da casa. Um dos grandes erros que fazem os cães deixarem de ser obedientes é a grande exaltação do cão, trata-lo como o dono da casa vai fazer ele agir como o líder e portanto não obedecer.

Não obedeça seu cão

É isso mesmo, obedecer seu cão é um dos maiores erros que se pode realizar. O cão exige que você saia do sofá e você sai? Já era sua liderança. Não obedeça seu cão em hipótese alguma, isso não significa trata-lo mal, significa que você não atenderá a exigências dele.

Duas das grandes exigências que os cães fazem é chorar e latir por atenção e pedir comida enquanto o dono come, não dê comida enquanto ele pede, nem dê atenção enquanto ele chora, isso só irá reforçar esses comportamentos e reduzir sua liderança.

Ande na frente e ignore quando necessário

Ignorar o cão é uma das melhores formas de demonstrar que você está acima dele na hierarquia da família. Seu cão vai entender que a atitude dele está sendo reprovada. Ande sempre na frente do seu cão, não deixe ele andar na sua frente durante os passeios e também não permita que ele passe na sua frente pelas portas.

Sim, passar primeiro pelas portas é um sinal de liderança para os cães, por isso sempre passe na frente do seu cão e faça o cachorro voltar e depois passar atrás de você no caso dele passar na frente.

Liderança não é violência

Gritar e bater no seu cão não faz ele querer te obedecer, faz ele entender que comportamentos violentos são atitudes naturais e cria um desvio de comportamento no cachorro.

Os cães desafiam cotidianamente a liderança de seus tutores, acredite, ele vai sempre fazer algo para te desafiar. Se você educar seu cão corretamente, ele vai fazer coisas como passar na sua frente nas portas, desobedecer uma ou outra ordem. Cães criados com violência vão atacar seus donos por acreditarem que aquela é a forma natural de conquistar a liderança.

Elogie na hora certa

Afagos, festa e carinho 24 horas por dia vão acabar com sua autoridade, elogie na hora certa, assim como reclama na hora certa, é preciso aprender a fazer tudo na hora certa. Elogiar o cão quando ele está tranquilo, quando ele obedece, essa é uma das atitudes que mais reforçam sua liderança.

Fonte: Webcachorros

NOSSO ENDEREÇO


Av. dos Andradas, 3.100
Santa Efigênia -BH/MG
Sala: B-301 -CEP: 30260-900
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel:(31) 3555-1194