(31) 3555-1194 - Fale em nosso Gabinete

Por que meu cachorro treme enquanto dorme?

Seu cachorro adormecido repentinamente começa a mover os pés, mas seus olhos permanecem fechados. Seu corpo começa a tremer e tremer, e ele pode vocalizar um pouco. Ele parece estar correndo, possivelmente perseguindo algo em seus sonhos.

Cachorro sonha?

Assim como nós, os cães sonham. Eles passam por três estágios de sono: NREM, movimento não-rápido dos olhos; REM, movimento rápido dos olhos; e SWS, sono de ondas leves. É no estágio SWS que um cão respira profundamente enquanto está dormindo. Especialistas em animais teorizam que os cães sonham durante o estágio REM e agem em seus sonhos por contração ou movendo as quatro patas como se estivessem perseguindo um coelho.

Cães que dormem encolhidos devem manter seus músculos tensos e, portanto, ficam menos relaxados do que os cães que se esticam quando dormem e menos propensos a contração muscular em seu sono.

Por razões ainda não explicadas, filhotes e cães idosos tendem a se mover mais durante o sono e a sonhar mais do que cães adultos. Se você estiver dormindo perto, estes cães podem involuntariamente acordá-lo por causa de seus movimentos corporais.

O que fazer quando seu cão está sonhando

Não entre em pânico quando vir seu cão se contrair. Gentilmente chame seu nome para acordá-lo. Alguns cães podem ser sensíveis e reativos durante o sono, por isso, não use sua mão para despertar seu cão ou você pode ser mordido. Para sua segurança, honre esse adágio de “deixe em paz os cães que dormem”.

Alguns cães tem pesadelos e acordam assustados. Fale com eles calmamente para tranquilizá-los ao acordarem.

Baixas temperatura podem fazer com que os cães se contraiam durante o sono, na tentativa de esquentarem seu corpo. Se você suspeitar que este é o caso, aumente o calor, forneça ao seu cão um cobertor ou coloque uma roupinha nele.

Como saber se é uma convulsão?

Saiba a diferença entre as contrações benignas durante os sonhos e uma convulsão. Durante o sono, seu cão pode fazer um movimento espasmódico ou dois, mas ele voltará para um sono tranquilo. Se chamar o nome dele, ele acordará. Durante uma convulsão, o corpo do seu cão fica rígido, treme fortemente e pode endurecer. Ele pode perder a consciência e ofegar excessivamente. Ele não responderá quando seu nome for chamado.

 

Fonte: Tudo Sobre Cachorros

NOSSO ENDEREÇO


Av. dos Andradas, 3.100
Santa Efigênia -BH/MG
Sala: B-301 -CEP: 30260-900
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel:(31) 3555-1194