(31) 3555-1194 - Fale em nosso Gabinete

Rações Transgênicas: O Que Pensar Sobre Elas?

Faz exatamente 20 anos que o cultivo comercial de alimentos transgênicos existe. Ele surgiu nos Estados Unidos e hoje está presente em quase todo o mundo.

Os transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGM) e compõem a maioria das rações vendidas no Brasil. Alguns estudos científicos mostram que o consumo de rações transgênicas por cachorros podem gerar doenças relacionadas ao trato digestivo e rins, além de câncer.

Já outros pesquisadores apontam que o cruzamento de espécies para a obtenção de plantas mais produtivas e resistentes a doenças beneficiam a saúde de que consomem estes alimentos, e que as acusações de que estes alimentos causam danos à saúde não procedem, pois eles são igualmente seguros como os alimentos convencionais, já que são consumidos desde 1994 e até hoje não há registro de casos comprovados de alergia ou qualquer outra doença.

As leis de biossegurança reforçam que qualquer produto que contenha mais de 1% de OGM, deve trazer uma indicação na embalagem para mostrar ao consumidor que se trata de um produto transgênico.

Atualmente, quase todas as rações encontradas (até as de grandes marcas) contêm transgênicos. Elas vêm com um símbolo “T” estampado no rótulo, mas ainda poucos donos reparam ou sabem o verdadeiro significado da letra destacada normalmente na cor verde.

Pelo fato de ser um assunto delicado, que envolve grandes marcas, governo e organizações não governamentais, o tema “transgênicos” ainda é pouco discutido no país e, enquanto isso, não temos a certeza sobre riscos no consumo destes alimentos.

As rações livres de transgênicos são um pouco mais caras, mas para alguns donos de animais este é um gasto que vale muito a pena, pois não expõe seu cãozinho a substâncias que possam colocar a saúde em risco. As marcas que não contêm a modificação genética suprem as necessidades nutricionais que o animal precisa e garante que ele cresça forte e saudável. Procure seu veterinário e peça indicação da ração correta para a raça e idade de seu animalzinho. Dessa forma, você o protege de tudo de ruim que a indústria tem a oferecer.

 

FONTE: http://blog.veterinariatigredagua.com.br/racoes-transgenicas-pensar-sobre-elas/

NOSSO ENDEREÇO


Av. dos Andradas, 3.100
Santa Efigênia -BH/MG
Sala: B-301 -CEP: 30260-900
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel:(31) 3555-1194