(31) 3555-1194 - Fale em nosso Gabinete

Levar cães para o trabalho diminui o estresse

Existem empresas em todo o mundo que recebem super bem os cães de seus funcionários, com o intuito de reduzir o estresse e melhorar o bem estar dos colaboradores.


Nesse artigo você entende um pouco mais sobre o bem que a presença dos cães em ambientes de trabalho leva para os funcionários e sobre como isso pode fazer os colaboradores de uma empresa se saírem ainda melhor em suas funções.

 

Hormônio do Amor

Já foi comprovado que a relação afetiva entre cão e humano faz com que o hormônio ocitocina, conhecido como o hormônio do amor, seja liberado tanto no cão quanto no humano. Um simples afago em um cãozinho que você encontra pela rua e que lhe retribui esse carinho com um “lambeijo” ou só fechando os olhinhos e abanando a cauda, já faz cão e humano terem o hormônio do amor liberado.

Poder receber e dar esse carinho diversas vezes por dia, faz com que o cão e o humano liberem quantidades importantes desse hormônio no corpo, isso dá uma sensação de bem estar e alegria constante.
 

Pesquisa

Pesquisadores da Universidade Virginia Commonwealth colheram, durante uma semana, saliva de 450 funcionários de uma empresa, essa empresa permite que seus funcionários levem seus cães para o trabalho. Os pesquisadores estudaram as pessoas que levavam seus cães ao trabalho e as que não levavam ou não tinham um.

As pessoas que levavam seu cão para a empresa apresentaram redução do estresse durante o dia, enquanto as pessoas que não levavam ou não tinham um apresentaram um aumento no estresse até o fim do expediente todos os dias.

 

Segundo os pesquisadores, o estresse sobe nas pessoas que não trabalharam perto de um cão porque o estresse está ligado a sobrevivência e para sobreviver no trabalho eles precisavam estar em estado de alerta, é dessa forma que seus corpos reagiam ao ambiente hostil que a empresa representava ao cérebro.
 

Ao contrário do que acontecia com as pessoas que estavam acompanhadas de seus cães, com o cãozinho presente na empresa, o cérebro deixava de interpretar o ambiente como hostil devido a liberação de ocitocina e permitia que os níveis de estresse se reduzisse.

Síndrome de Burnout

Essa é uma síndrome que tem atingido cada vez mais pessoas no mundo, ela tem ligação direta com o aumento de estresse no ambiente de trabalho e pode afastar muita gente do trabalho. Na Alemanha cada vez mais empresas aderiram a liberação de cães no ambiente de trabalho com o intuito de evitar essa síndrome.

 

Cães aceitos no ambiente de trabalho

Não é qualquer cãozinho que é aceito no ambiente de trabalho, mesmo as empresas que liberam que isso aconteça, é necessário que o cão esteja com todas as vacinas em dia, esteja limpo e seja um cão calmo e obediente.

 

Portanto não é só levar o seu cão pro escritório, é preciso que ele esteja totalmente acostumado a conviver com outras pessoas e até animais, já que outros cães vão estar passeando com seus donos pelos corredores da empresa.

Podemos aderir a ideia?

Sim, existem pequenas empresas brasileiras que permitem a presença de cães no ambiente de trabalho, basta que o cão siga as políticas de segurança estipuladas pela empresa, que o tutor deseje leva-lo para o trabalho e que exista um espaço adequado para o cãozinho no ambiente.

 

Essa atitude não apenas pode evitar o estresse nos funcionários como também melhorar o relacionamento entre os colaboradores, a sensação de bem estar e até o desempenho dos funcionários.

Gostou da ideia? Então que tal mostrar esse artigo pro seu chefe?
 
FONTE: http://entretenimento.r7.com/mulher/bichos/web-cachorros/levar-caes-para-o-trabalho-diminui-o-estresse-28042017

NOSSO ENDEREÇO


Av. dos Andradas, 3.100
Santa Efigênia -BH/MG
Sala: B-301 -CEP: 30260-900
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel:(31) 3555-1194